Curiosidades

As bananas são cultivadas em 130 países, constituindo o quarto produto alimentar mais produzido no mundo, seguidas do arroz, trigo e milho.

O Brasil é o terceiro produtor mundial, atrás do Equador e da Índia, e seguido pela China.

A produção brasileira, estimada entre 6 a 7 milhões de toneladas por ano, concentra-se nos estados de São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais e Pará, gerando 3 milhões de empregos diretos.

99% da produção dedica-se ao mercado interno, sendo 27kg o consumo estimado por habitante ao ano.

Existem quase mil tipos de bananas, selvagens ou cultivadas, espalhadas pelo mundo.

Os tamanhos variam conforme a espécie: da pequena banana-ouro brasileira, com 10 cm e 50g, até a gigante Musa ingens, da Nova Guiné, com 50 cm de comprimento e quase 1kg.

A bananeira é uma planta de caule subterrâneo, do qual surgem as folhas, crescendo para fora da terra e formando o falso tronco da bananeira (pseudocaule). Apenas uma vez na sua vida, cada pseudocaule dá um ramo de flores, que se transforma num cacho de bananas. Depois da maturação e colheita do cacho, o pseudocaule morre (ou é cortado), dando origem, posteriormente, a um novo pseudocaule, de onde crescerá mais um cacho de bananas e assim por diante.

Cada cacho é formado por até 20 pencas de frutas que, ao todo, podem chegar a somar até duzentos dedos de bananas, pesando de 30 a 50 kg.

A banana é originária do sudeste asiático, na região hoje ocupada pela Índia. As primeiras plantações organizadas, no entanto, foram criadas na China, a partir do século III d.C. A disseminação da sua cultura foi provavelmente feita por conquistadores islâmicos, que a trouxeram para a Palestina, sendo espalhadas para a Europa e África por mercadores árabes.

No Brasil, elas chegaram com os portugueses, onde se adaptaram muito bem ao solo e ao clima.

O nome “banana” vem do árabe “banan” que significa “dedo”.

Dicas de saúde

A banana é um dos frutos mais consumidos por atletas, por ser energética e possuir altos teores de potássio, que evitam câimbras. Além disso, contém baixo teor de gordura, é rica em fósforo, cálcio, magnésio e vitaminas A, B e C e fibras solúveis, substâncias importantes para diminuir o nível de colesterol no sangue e diminuir o risco de câncer intestinal.

A banana possui efeito antiácido e auxilia no combate a diversos males como:

- Pressão arterial;
- Depressão;
- Anemia
- Estresse
- Fumo
- Dor de cabeça
- Cansaço
- TPM
- A banana quando madura serve como laxativa, e quando verde, tem efeito contrário.